Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Universidades Lueji A’Nkonde – ULAN e Universidade Pedagógica de Moçambique – UPM assinam acordos de cooperação

Universidades Lueji A’Nkonde – ULAN e Universidade Pedagógica de Moçambique – UPM assinam acordos de cooperação

  2018-12-13       destaque     ULAN

No âmbito da cooperação entre a ULAN e a UPM,  uma delegação da universidade angolana (ULAN), chefiada pelo Magnífico Reitor, Professor Doutor Carlos Pedro Cláver Yoba, visitou, de 26 de Novembro a 2 de Dezembro, a UPM, em Moçambique.

Para além da figura máxima da Universidade Lueji A´Nkonde que chefiou a delegação, Magnífico Reitor fiz-se acompanhar de membros constituintes do Conselho Reitoral, com realce aos Decanos das Faculdades de Direito, de Economia, das Escolas Superiores e de seus respectivos Vices, bem como dos Directores de apoio aos serviços da Reitoria e de Serviços de Protocolo e Relações Públicas da ULAN.

Da parte moçambicana, coube a recepção da delegação angolana pelo Magnífico Reitor da UPM, Professor Doutor Jorge Ferrão, acompanhado pelos Assessores das diferentes áreas funcionais da mesma (os assessores correspondem aos vice reitores).

Durante a visita, o Magnífico Reitor dissertou o tema: “Universidade Lueji A'Nkonde – Realizações e desafios”. De acordo com “a pulsação” dos participantes, constatou-se que este tema foi muito bem acolhido pela comunidade academica moçambicana,

A presença da delegação academica da ULAN nas terras de Samora Machel fez com que se olhasse de outra maneira as universidades angolanas, permitindo, por isso, a abertura de intercâmbios científicos, para o fortalecimento da extensão universitária de ambas as universidades e não só.

À semelhança daquilo que foi a dissertação do Professor Doutor Carlos Yoba, o Professor Doutor Jorge Ferrão interveio, igualmente, tecendo algumas considerações, não apenas no âmbito de boas-vindas, mas também, em gesto de agradecimentos e, como se não bastasse, reafirmando a cooperação e o fortalecimento das instituições do Ensino Superior de Moçambique e de Angola.

A delegação da ULAN participou em várias actividades programadas pela UPM com destaque a apresentação do Resumo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Moçambique, apresentação e lançamento de obras científicas, visitas às diferentes instalações que configuram a UPM.

Finalmente, é de realçar que a visita da delegação da universidade angolana (ULAN) à universidade moçambicana (UPM) foi exitosa, na medida em que muitos acordos de parceria foram assinados, foram, igualmente, feitas trocas de experiências de ambas as universidades e, sobretudo, a reafirmação académica e científica a ser implementado nos dois países.

Partilhar

Data da última atualização: 2018-12-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.