Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Lançamento da primeira pedra para construção de Campus Universitário de Dundo da ULAN

Lançamento da primeira pedra para construção de Campus Universitário de Dundo da ULAN

  2022-06-09       destaque     ULAN

Img:

A Cidade do Dundo, Província da Lunda Norte testemunhou, dia 07 de Junho de 2022, o lançamento da primeira pedra para a construção da primeira Infraestrutura universitária do campus da universidade Lueji A’Nkonde.

Coube, à Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ph.D. Maria do Rosário Bragança Sambo, o lançamento da Primeira-pedra, simbolizando o início das obras da construção do Campus Universitário do Dundo, universidade Lueji A’Nkonde.

Ao acto, fizeram-se presentes, entre outras, entidades governamentais, eclesiásticas, tradicionais e outras, com maior realce à presença do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, do anfitrião, o Senhor Governador da Província da Lunda Norte, Dr. Ernesto Muangala que, na ocasião, desejou boas - vindas aos presentes, garantindo o apoio necessárioe popossível comunidadeacdemica local, do Magnífico Reitor da Universidade Lueji A’Nkonde, Ph.D. Carlos Pedro Cláver Yoba, dos Docentes e funcionários da ULAN.

Nesta ocasião, Sua Excelência a Ministra do ESCTI, afirmou que o projecto apresentado a sua concretização fará nascer de raiz infraestruturas dignas e, por conta disso, representa uma parte do que o governo angolano tem como expectativa do desenvolvimento, a longo prazo, do Ensino Superior em Angola. É de salientar que, aquela givernante destacou a expansão e crescimento de Ensino Superior no país e disse, na ocasião, que esta expansão deve ser acompanhada com qualidade e, por esse motivo, os investimentos que estão a ser feitos a nivel de infraestruturas devem vir de encontro à necessidade de propiciar um ambiente adequado para os estudantes, professores, funcionários não-docentes e investigadores, de modo que, todo o processo de ensino e aprendizagem que envolve, não só ministrar aulas teórica/práticas, mas que envolva também o processo de gestão administrativa, que é de gerir a nível da manutenção e conservação, para além dos outros desafios que devem estar, devidamente enquadrados no ambiente que seja digno para uma instituição do Ensino Superior.

Assim, a construção do campus da universidade Lueji A’Nkonde será financiada pela Endiama-EP, no âmbito da sua responsabilidade social, que tem que ver com a área de construção de infraestruturas universitárias. Por outro lado, Sua Excelência o Ministro Diamantino Azevedo apelo ao empreiteiro que faça o seu trabalho no tempo previsto e com qualidade.

Na qualidade de beneficiário, o Magnífico Reitor da ULAN mostrou-se satisfeito com a iniciativa do Executivo angolano e disse que a construção do Compus vai constituir num marco histórico da nossa universidade e é um sonho realizado, não apenas da comunidade académica da Lunda Norte, mas também do Leste todo, porque vai permitir a existência de melhores condições de ensino-aprendizagem para os docentes e discentes do nosso país.

De acordo com o que pudemos apurar, o futuro Campus Universitário vai contar com diversas unidades funcionais tais como: Reitoria Central, Faculdades de Economia e Direito, auditório, cantinas, área de apoio a campos de jogos e resistências de estudantes e estacionamento de veículos. Entretanto, o referido Campus vai albergar um total de 3173 alunos.

Partilhar

Data da última atualização: 2022-06-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.