A Cidade do Dundo, Província da Lunda Norte testemunhou, dia 07 de Junho de 2022, o lançamento da primeira pedra para a construção da primeira Infraestrutura universitária do campus da universidade Lueji A’Nkonde.
Coube, à Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ph.D. Maria do Rosário Bragança Sambo, o lançamento da Primeira-pedra, simbolizando o início das obras da construção do Campus Universitário do Dundo, universidade Lueji A’Nkonde.
Ao acto, fizeram-se presentes, entre outras, entidades governamentais, eclesiásticas, tradicionais e outras, com maior realce à presença do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, do anfitrião, o Senhor Governador da Província da Lunda Norte, Dr. Ernesto Muangala que, na ocasião, desejou boas - vindas aos presentes, garantindo o apoio necessárioe popossível comunidadeacdemica local, do Magnífico Reitor da Universidade Lueji A’Nkonde, Ph.D. Carlos Pedro Cláver Yoba, dos Docentes e funcionários da ULAN.
Nesta ocasião, Sua Excelência a Ministra do ESCTI, afirmou que o projecto apresentado a sua concretização fará nascer de raiz infraestruturas dignas e, por conta disso, representa uma parte do que o governo angolano tem como expectativa do desenvolvimento, a longo prazo, do Ensino Superior em Angola. É de salientar que, aquela givernante destacou a expansão e crescimento de Ensino Superior no país e disse, na ocasião, que esta expansão deve ser acompanhada com qualidade e, por esse motivo, os investimentos que estão a ser feitos a nivel de infraestruturas devem vir de encontro à necessidade de propiciar um ambiente adequado para os estudantes, professores, funcionários não-docentes e investigadores, de modo que, todo o processo de ensino e aprendizagem que envolve, não só ministrar aulas teórica/práticas, mas que envolva também o processo de gestão administrativa, que é de gerir a nível da manutenção e conservação, para além dos outros desafios que devem estar, devidamente enquadrados no ambiente que seja digno para uma instituição do Ensino Superior.
Assim, a construção do campus da universidade Lueji A’Nkonde será financiada pela Endiama-EP, no âmbito da sua responsabilidade social, que tem que ver com a área de construção de infraestruturas universitárias. Por outro lado, Sua Excelência o Ministro Diamantino Azevedo apelo ao empreiteiro que faça o seu trabalho no tempo previsto e com qualidade.
Na qualidade de beneficiário, o Magnífico Reitor da ULAN mostrou-se satisfeito com a iniciativa do Executivo angolano e disse que a construção do Compus vai constituir num marco histórico da nossa universidade e é um sonho realizado, não apenas da comunidade académica da Lunda Norte, mas também do Leste todo, porque vai permitir a existência de melhores condições de ensino-aprendizagem para os docentes e discentes do nosso país.
De acordo com o que pudemos apurar, o futuro Campus Universitário vai contar com diversas unidades funcionais tais como: Reitoria Central, Faculdades de Economia e Direito, auditório, cantinas, área de apoio a campos de jogos e resistências de estudantes e estacionamento de veículos. Entretanto, o referido Campus vai albergar um total de 3173 alunos.