Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. ULAN, realizou a Conferência Sob o lema: “Uma Angola Segura Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”

ULAN, realizou a Conferência Sob o lema: “Uma Angola Segura Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”

  2016-10-20       destaque     ULAN

Img:

A Universidade Lueji A’Nkonde, realizou, dia 20 de Outubro de 2016, a conferência Sob o lema: “Uma Angola Segura Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, no Auditório da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte

O Magnífico Reitor da ULAN, Professor Doutor Carlos Pedro Cláver Yoba, Interveio expressando palavras de boas vindas aos participantes e, por outro lado, coube o Sua Excelência Governador da Província da Lunda Norte, Dr. Ernesto Muangala, proferir o discurso de abertura da mesma.

O acto teve a participação de (132) individualidades, destacando a presença de entidades como: Excelentíssima Secretária de Estado do Ensino Superior para Inovação, Professora Doutora Maria Augusta da Silva Martins, em representação de Vossa Excelência Ministro do Ensino Superior, Professor Doutor Adão Ferreira Gaspar do Nascimento; Excelentíssima Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Mestre Victória Francisco Correia da Conceição; Governador da Província da Lunda Norte, Dr. Ernesto Muangala; Vice-Governador para Esfera Política e Social da Província da Lunda Sul, Dr. João Baptista Abreu Manassa, em representação da Governadora da referida Província; Director de Gabinete do Ministro do Ensino Superior, Professor Doutor Samuel Carlos Victorino; Responsáveis dos Departamentos Ministeriais; Forças da Ordem Pública, da defesa e Segurança; Políticos; Profissionais dos Seguros; Professores; Investigadores; estudantes; Empresas Públicas e Privadas e Sociedade Civil.

Com apresentação da Conferência inaugural, Exmo. Director do Gabinete do Ministro do Ensino Superior, Professor Doutor Samuel Carlos Victorino, que brindou-nos com o tema: Saberes necessários à prática educativa na óptica de Paulo Freire e a prática da docência no Ensino Superior em Angola, no qual se obteve as seguintes conclusões:

“O Perfil e as funções definidas para o Docente que exerce o Serviço Docente no Subsistema de Ensino Superior em Angola permitem que os profissionais corporizem os saberes necessários à prática educativa fundamentados por Paulo Freire”

Estando a conferência distribuída por seis painéis e o total de dezoito temas e tendo em conta aos objectivos preconizados para o evento: Divulgar as políticas nacionais para a promoção e protecção dos direitos humanos e das garantias das liberdades fundamentais; Reflectir sobre soluções para a erradicação da insegurança e instabilidade; Divulgar programas de desenvolvimento sustentável da agricultura e recursos naturais, chegou-se às seguintes conclusões e recomendações:

  • Primeiro painel: Temas livres
  • Segundo Painel: Ordem Pública e Segurança Social
  • Terceiro painel: Segurança do Domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Quarto Painel: Segurança Alimentar e Nutricional
  • Quinto Painel: Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; Segurança Social e Doenças Profissional
  • Sexto Painel: Segurança e Protecção Ambiental; Mudanças Climáticas E Ambientais

Ainda nesta actividade, homenageou-se algumas entidades pelo reconhecimento dos seus contributos para o engrandecimento da ULAN, designadamente: Governador da Província da Lunda Norte, Dr. Ernesto Muangala; Governador da Província da Lunda Sul, Dra. Cândida Maria Augusto Narciso; Governador da Província de Malanje, Dr. Norberto Freita Dos Santos também certificou-se o Professor Doutor Samuel Carlos Victorino pelos feitos honrosos durante o seu mandato e igualmente fez-se a abertura das fotografias da galeria dos Reitores da ULAN. Outrossim, fez-se o lançamento da obra dos Autores: Teresa Domingos e Carlos Pedro Cláver Yoba, intitulada: Níveis de Motivação Profissional. Estudo de Caso da ENSA, Seguros de Angola, apresentada pelo Professor Doutor João Boaventura Ima Panzo.

Partilhar

Data da última atualização: 2016-10-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.