Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Nota de imprensa

Nota de imprensa

  2021-01-05       destaque     ULAN

LUANDA- (24.12.2020) No dia 23 de Dezembro do corrente ano, a Ministra da Educação, Drª Luísa Maria Alves Grilo, empossou um conjunto de quadros do seu Ministério, a destacarem-se os Chefes de Departamento e Directores Nacionais. De entre os empossados encontrava-se o Professor Doutor Jorge Dias Veloso que, até ao acto de empossamento, desempenhava as funções de Decano da Escola Pedagógica da Lunda Norte.

Jorge Veloso vai exercer o cargo de Director Geral do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), por Despacho Ministerial nº 1357/2020 de 22 de Dezenbro.  A Ministra Luísa Grilo espera, deste quadro oriundo da ULAN, uma verdadeira revolução no INIDE, sobretudo, na vertente investigativa e de produção de material didáctico, para o subsistema de Ensino Geral e Pré-escolar.

Estiveram presentes no acto os Secretários de Estado para o Ensino Primário, Dr. Pacheco Francisco, para o Ensino Secundário Dr. Gildo Matias José e o Magnífico Reitor da Universidade Lueji A’Nkonde, Professor Doutor Carlos Yoba.

Paralelamente ao acto, o Magnífico Reitor Carlos Yoba foi recebido em audiência por Sua Excª Ministra da Educação, Drª Luísa Grilo, com quem abordou assuntos de interesse comum, mormente o projecto da implementação das figuras geométricas, os SONA na Educação Matemática em Angola. O Reitor informou à Ministra, que tal projecto encontra-se em bom estado de implementação, podendo mesmo ter a criação, em Janeiro próximo, de uma Associação de Educação Matemática em Angola, como estrutura para a possível inscrição de Angola na ICMI (International Comission on Mathematical Instruction), como estrutura mundial de Educação Matemática.
 
Perfil:
Jorge Dias Veloso tem a Categoria de Professor Associado, é Doutor em Didáctica da Matemática, Metodologia de Investigação Científica e Matemática, pela Universidade Beira Interior de Portugal; Mestre em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação, pelo Instituto Universitário de Pós-Grado de Espanha, com a Dissertação intitulada "Proposta de incorporação de uma plataforma educacional para o apoio às cadeiras de Informática Educativa, Metodologia de Ensino da Matemática" e "Prática do Ensino da Química" no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) – Lubango; Licenciado em Ensino da Matemática no ISCED-Lubango com o tema:  Informatização do Sistema de Avaliação da Reforma Educativa.

Em termos curriculares:
Jorge Veloso exerceu várias funções administrativas e docentes na Huíla, sendo membro de organizações internacionais de Educação Matemática. É docente ao nível de mestrado e orientador de trabalhos de fim de curso ao nível de graduação e de Dissertações de Mestrado.  
Desde 2015 exerceu o cargo de Decano da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte, Universidade Lueji A’Nkonde, até à data da sua nomeação para as novas funções.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-01-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.