Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Benjamim Joaquim Muanauta Marouf

Benjamim Joaquim Muanauta Marouf

 

Título
Inserção das línguas bantu no ensino do português na escola técnica do cuango, Lunda-Norte: evidências demográficas e sociolinguísticas.
Autor
Benjamim Joaquim Muanauta Marouf
E-mail
 
Orientador
Valdir Heitor Barzotto
Resumo
Esta pesquisa tem como objectivo analisar o ensino de português na Escola Técnica do Cuango, enquadrada no âmbito de formação profissional em ciências da educação na Escola do Dundo da Universidade Lueji A`Nkonde, em Angola.Seguindo-se esses objectivos específicos: descrever as evidências da necessidade de inserção das línguas bantu no ensino de português e caracterizar os aspectos de ensino da língua portuguesa no contexto das línguas bantu na Escola Técnica do Cuango, Lunda-Norte. Tendente subsidiar conhecimentos aos profissionais de pós-graduação do ramo da educação no país, mediante ao título Inserção das Línguas Bantu no Ensino do Português na Escola Superior Técnica do Cuango: evidências demográficas e sociolinguísticas.Como metodologia, adotamos os seguintes procedimentos de pesquisa: colecta de dados junto aos estudantes falantes de línguas bantu e sua descrição; consulta a documentos reguladores do ensino de línguas; bem como pesquisa bibliográfica para aprofundamento da temática. A colecta de dados contribuiu para encontrar as evidências etnolinguísticas, da competência linguística nos estudantes e apurar com profundidade as interferências linguísticas do português para os vários idiomas bantu, e vice-versa respectivamente no estabelecimento de ensino escolar. Perante o fim de descrever as evidências da necessidade de inserção das línguas bantu no plano curricular ao ensinar em língua portuguesa na instituição escolar do ensino superior.
Palavra-chave
Sociolinguística, Línguas bantu, Língua portuguesa, Interferência linguística e Ensino.
 
Unidade Orgânica
Escola Pedagógica da Lunda Norte
Área de Conhecimento
Educação
Mestrado em:
Educação
Data da defesa
2021
Data da Publicação
2022
ABSTRACT
This research aims to analyze the teaching of Portuguese at the Escola Técnica do Cuango, Lunda-Norte, within the scope of professional training in educational sciences at the Lunda-Norte University's Lueji A`Nkonde University Pedagogical School, in Angola. This specific objective: describe the evidence of the need for the inclusion of bantu languages in the teaching of Portuguese and characterize the aspects of teaching the Portuguese language in the context of Bantu languages at the Escola Técnica do Cuango. Tending to subsidize knowledge to postgraduate professionals in the field of education in the country, under the title Insertion of Bantu Languages in the Teaching of Portuguese at the Escola Superior Técnica do Cuango: demographic and sociolinguistic evidence. As a methodology, we adopted the following procedures research: data collection with students speaking Bantu languages and their description; consultation of regulatory documents for language teaching; as well as bibliographic research to deepen the theme. The data collection contributed to find the ethnolinguistic evidences, of the linguistic competence in the students and to investigate in depth the linguistic interferences from Portuguese to the various bantu languages, and vice versa respectively in the school teaching establishment. In order to describe the evidence of the need for the inclusion of bantu languages in the curriculum when teaching in Portuguese at the higher education school.
Keywords
Sociolinguistics, Bantu Languages, Portuguese Language, Linguistic Interference and Teaching.
 
Documento - Visualiza / Download do arquivo
Dissertação de mestrado
Idioma
Português
Membros do júri
 
 

 

Data da última atualização: 11/05/2022
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.