Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Dissertação de Mestrado Carlos Mucuta Santos

Dissertação de Mestrado Carlos Mucuta Santos

Nzongo – unidade de medida do povo chokwe da comuna do camaxilo: uso e compatibilidade com o sistema internacional de unidades (SI)

 

Título
NZONGO – UNIDADE DE MEDIDA DO POVO CHOKWE DA COMUNA DO CAMAXILO: Uso e Compatibilidade com o Sistema Internacional de Unidades (SI)
Autor
Carlos Mucuta Santos
E-mail
homemdedeuscarlosmucuta@gmail.com
Orientadora
Cristiane Coppe de Oliveira 
Resumo
Esta pesquisa apresenta o Nzongo – unidade de medidas (informal) do povo Chokwe, compatível com o Sistema Internacional de Unidades (SI). Tem como objetivo minimizar o distanciamento entre o “mundo da vida” e o “mundo da escola” dos alunos de física na comuna de Camaxilo, em Angola. Ao longo da investigação, recorreu-se às teorizações do programa etnomatemática idealizado por D’Ambrosio, como os elos de ligação pedagógica entre saberes culturais e acadêmicos. A pesquisa, de cunho qualitativo (histórico), buscou uma reflexão na aproximação de um conhecimento popular específico (Nzongo) a um conhecimento científico específico, o ensino das grandezas. Valorizou-se os saberes culturais de transmissão de conhecimentos populares do povo Chokwe, inspirando a metodologia da pesquisa que denominou-se como “estar no chota cha makulwana5 ” para aprender. Tais valores se configuraram ao longo da pesquisa como características importantes, ao se compreender a relevância da inserção do Nzongo no processo de ensino-aprendizagem das medidas. O estudo mostrou que os valores de “estar no chota” podem colaborar para se pensar em uma educação matemática intercultural envolvendo saberes Chokwe e escolares no processo de ensino-aprendizagem das medidas. Os valores de “estar no chota”, do reconhecimento da igualdade dos caminhos para se chegar ao conhecimento, do aprender com os mais velhos, de transmitir e receber valores, de aprender a receber visitas na aldeia e de promover a paz entre as pessoas, aliados à perspectiva do Programa Etnomatemática, podem promover a descolonização do currículo escolar de física/matemática, no que se refere às grandezas e medidas, marcado pelo pensamento eurocêntrico.
Palavra-chave
Nzongo. Programa Etnomatemática. Povo Chokwe. Saberes culturais. Contexto escolar.
 
Unidade Orgânica
Escola Pedagógica da Lunda Norte
Área de Conhecimento
Educação
Mestrado em:
Educação
Data da defesa
2020
Data da Publicação
07/03/2020
ABSTRACT
This research presents the Nzongo - unit of measures (informal) of the Chokwe people, compatible with the International System of Units (SI). It aims to minimize the distance between the “world of life” and the “world of school” of physics students in the commune of Camaxilo in Angola. Throughout the investigation, the theorizations of the ethnomathematics program devised by D’Ambrosio were used, as the pedagogical links between cultural and academic knowledge. The qualitative (historical) research sought a reflection on the approach of a specific popular knowledge (Nzongo) to a specific scientific knowledge, the teaching of magnitude. The cultural know-how of transmitting popular knowledge of the Chokwe people was valued, inspiring the research methodology that was called “being at chota cha makulwana to learn. These values were configured throughout the research as important characteristics when understanding the relevance of the insertion of Nzongo in the process of teaching and learning the measures. The study showed that the values of "being in the chota" can collaborate to think about an intercultural mathematical education involving school knowledge and Chokwe knowledge in the process of teaching and learning the measures. The values of “being in the chota” of recognizing the equality of ways to reach knowledge, of learning from the elderly, of transmitting and receiving values, of learning to receive visits in the village and of promoting peace among people, allies the perspective of the Ethnomathematics Program, can promote the decolonization of the school curriculum in physics / mathematics, with regard to the quantities and
measures, marked by Eurocentric thinking.
Keywords
Nzongo. Ethnomathematics Program. Chokwe people. Cultural knowledge. School context.
 
Documento - Visualiza / Download do arquivo
Dissertação de mestrado
Idioma
Português
Membros do júri
PROFESSOR DOUTOR CARLOS PEDRO CLÁVER YOBA Professor catedrático da ULAN – Presidente, PROFESSORA DOUTORA CRISTIANE COPPE DE OLIVEIRA Professora associada II da UFU/Brasil – Orientadora, PROFESSOR DOUTOR MANZAMBI VUVU FERNANDO Professor Catedrático Jubilado da UAN – Membro, PROFESSOR DOUTOR JORGE DIAS VELOSO Professor Auxiliar da ESPLN da ULAN – Membro.
 

 

Data da última atualização: 16/05/2023
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.