Título
Jogos e brincadeiras angolanas no ensino da matemática: um estudo na perspectiva do programa etnomatemática
Autor
Domingos Mateus Mandavela Monteiro
E-mail
Orientadora
Cristiane Coppe de Oliveira
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Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que modo os jogos e brincadeiras angolanas podem se articular no processo de ensino e de aprendizagem em matemática como elemento cultural, por meio da uma abordagem qualitativa de pesquisa, à luz das dimensões do Programa Etnomatemática. Buscou-se levantar/compreender a concepção de futuros professores da Escola do Magistério Primário 11 de Novembro, do Chitato/Angola, acerca dos jogos e brincadeiras angolanas como ferramenta didática na aprendizagem da matemática. Para levantamento de dados utilizou-se o instrumento metodológico questionário, que foi aplicado a estudantes do 4º ano da referida escola de magistério, buscando estabelecer relações entre o jogo como elemento cultural no cotidiano dos estudantes, possibilidades didáticas entre conteúdos matemáticos e os jogos, bem como o desenvolvimento de competências profissionais. A partir da análise do discurso dos estudantes, constatou-se que os futuros professores acreditam que os jogos e as brincadeiras angolanas podem ser vistos não só como elementos culturais, mas também como ferramenta didática. Considerando o fato de que essa pesquisa é um dos primeiros trabalhos relacionados com o Programa Etnomatemática, espera-se que venha contribuir, significativamente, com novas pesquisas na área e ressalte os valores culturais do cotidiano angolano no processo de ensino e de aprendizagem em Matemática.
Palavra-chave
Jogos. Brincadeiras. Ensino de Matemática. Programa Etnomatemática.
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Unidade Orgânica
Escola Pedagógica da Lunda Norte
Área de Conhecimento
Educação
Mestrado em:
Educação
Data da defesa
2020
Data da Publicação
2022
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ABSTRACT
This research aims of investigate in Angolan playful games, this games can be articulated in the teaching and learning process in mathematics as a cultural element. Through a qualitative research approach, in the light of the dimensions of the Ethnomathematics Program. We sought to raise / understand the conception of future teachers at the School of Magistério Primário 11 de Novembro of Chitato / Angola, (Teachers at the 11th November Primary Teaching School) about Angolan playful games and games as a didactic tool in the learning of mathematics. For data collection, the questionnaire methodological instrument was used, which was applied to students of 4th year of the teaching school, seeking to establish relationships between the game as a cultural element in the students' daily life, didactic possibilities between mathematical content and games, as well as the development of professional skills. From the analysis of the students' discourse, it was found that future teachers believe that Angolan playful games and some games can be seen not only as cultural elements, but also as a didactic tool. Considering the fact that this research is one of the first works related to the Ethnomathematics Program, we expected that it will contribute significantly to new research in the area and to highlight the cultural values of Angolan daily life in the teaching and learning process in Mathematics.
Keywords
Games. Playful. Mathematics teching. Ethnomathematics program.
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Idioma
Português
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Membros do júri
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