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Elsa Mussua Piedade Joaquim Platino

A relação família-escola a partir da teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu no complexo escolar N.º 12 do Bairro Caita/Chitato – Angola

 

Título
A relação família-escola a partir da teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu no complexo escolar N.º 12 do Bairro Caita/Chitato – Angola 
Autor
Elsa Mussua Piedade Joaquim Platino
E-mail
 Orientador
Fábio Aparecido Moreira
Resumo
 Partindo do princípio sociológico do conceito capital cultural de Bourdieu e da hipótese deque a família, com seu capital cultural, possui grande influência na vida escolar dos filhos pela relação família-escola que promove o nível de motivação pela aprendizagem dos educandos e contribui na construção da identidade, autonomia, responsabilidade, conhecimento e exercício de cidadania para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação da pessoa como um todo (um ser e com uma moral excelente), desenvolvemos este trabalho de pesquisa, que nos comprova que isto só é possível a partir do momento que acontece o acompanhamento da integração durante o processo educacional e percebe-se aquisição com segurança por parte dos alunos que se sentem duplamente amparados, ora pelos pais, ora pelos professores, o que interfere positivamente nos resultados do processo de ensino e aprendizagem. Por isso, esta dissertação é desenvolvida por meio de um estudo de caracter exploratório, numa escola do ensino geral, no município do Chitato na Lunda-Norte (Angola), com objetivo de obtermos informações da relação família-escola, e conhecer como ela pode influenciar na aprendizagem dos alunos. Dos resultados apurados ao aferir os instrumentos de pesquisa, concluímos que a relação entre a educação e a classe social, no caso da zona rural do bairro Caita, mostra certo conflito entre as finalidades socializadoras da escola (valores coletivos) e a educação familiar (valores individuais). No progresso do trabalho se aplicarão os métodos de pesquisa documental e bibliográfica, também estão integrados os métodos teóricos e empíricos de carácter ou variável quantitativo e qualitativo: questionário aos encarregados de educação e alunos, entrevista aos dirigentes da escola e professores, observação das aulas e análise dos dados/informações obtidas.
Palavra-chave
 Relação Família-Escola, Capital Cultural, Ensino e Aprendizagem.
 
Unidade Orgânica
Escola Pedagógica da Lunda Norte
Área de Conhecimento
Educação
Mestrado em:
Educação
Data da defesa
 
Data da Publicação
 
ABSTRACT
Starting from the sociological principle of Bourdieu's concept of cultural capital and the hypothesis that the family, with its cultural capital, has a great influence on the children's school life through the family-school relationship that promotes the level of motivation for the students' learning and contributes to the construction of identity, autonomy, responsibility, knowledge and exercise of citizenship for success in intellectual and moral development and in the formation of the person as a whole (a being and with excellent morals), we have developed this research work, which proves that this is only possible from the moment that the integration is monitored during the educational process and it is perceived that students who feel doubly supported are safe to acquire, sometimes by parents, sometimes by teachers, which positively interferes with the results of the teaching process and learning. Therefore, this dissertation is developed through an exploratory study, in a general education school, in the municipality of Chitato in Lunda-Norte (Angola), in order to obtain information about the family-school relationship, and to know how it can influence student learning. From the results obtained when assessing the research instruments, we conclude that the relationship between education and social class, in the case of the rural area of ​​the Caita neighborhood, shows a certain conflict between the school's socializing purposes (collective values) and family education (values individual). In the progress of the work, the methods of documentary and bibliographic research will be applied, the theoretical and empirical methods of a quantitative and qualitative character or variable are also integrated: questionnaire to parents and students, interview to school leaders and teachers, observation of classes and analysis of the data / information obtained.
Keywords
Family-School Relationship, Cultural Capital, Teaching and Learning.
 
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Dissertação de mestrado
Idioma
Português
Membros do júri
 
 

 

Data da última atualização: 11/05/2022
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