Título
Um olhar sobre ensino de LP em Angola: reflexões acerca da conjugação verbal nas provas dos candidatos aos cursos da EPD/2019
Autor
Francisco Sérgio Manuel Mabiala
E-mail
Orientador
André Campos Mesquita
|
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo fundamentar sobre o processo de ensinoaprendizagem da LP em Angola. O interesse em realizar esta pesquisa residiu em observar, apresentar e reflectir em torno do nível da conjugação verbal dos candidatos aos cursos da EPD/2019. Para este estudo partimos do seguinte problema de pesquisa: Qual é o nível da conjugação verbal dos candidatos aos cursos da EPD/2019? Esta pesquisa mostrou que os candidatos aos cursos da EPD no ano académico 2019 apesentavam dois níveis de entendimento em relação à conjugação verbal, o primeiro tem a ver com a desconexão da conjugação verbal como um exercício e o segundo tem a ver com uso de verbos quer na escrita de testos ou discursos. A nossa pesquisa é de carácter diagnóstico, trabalhamos com um corpus de 189 testes de ingresso da EPD da ULAN, ano académico 2019 e ao longo dela usamos os seguintes métodos: estudo documental; observação, tabulação, análise percentual; contamos, igualmente, com o questionário e guião de observação como técnicas para colecta de dados.
Palavra-chave
Ensino; reflexões; conjugação verbal.
|
|
Unidade Orgânica
Escola Pedagógica da Lunda Norte
Área de Conhecimento
Educação
Mestrado em:
Educação
Data da defesa
2020
Data da Publicação
2022
|
ABSTRACT
This research aims to substantiate the teaching-learning process of portuguese language in Angola. The interest in conducting this research was to observe, present and reflect on the level of verbal conjugation of candidates for EPD / 2019 courses. For this study we start from the following research problem: What is the level of verbal conjugation of candidates for EPD / 2019 courses? This research showed that candidates for higher education courses at EPD in the academic year 2019 had two levels of understanding in relation to verbal conjugation, the first has to do with disconnecting the verbal conjugation as an exercise and the second has to do with the use of verbs either in writing texts or speeches. Our research is of a diagnosis nature, we worked with a corpus of 189 entry tests of ULAN's EPD, academic year 2019 and throughout it we use the following methods: documentary study; observation and tabulation percentage analysis, we also have the questionnaire and observation guide as techniques for data collection.
Keywords
Teaching; reflections; verbal conjugation.
|
|
Documento - Visualiza / Download do arquivo
Idioma
Português
|
Membros do júri
Prof. Dr. Carlos Pedro Cláver Yoba, Instituição: Universidade Lueji A'Nkonde/Angola; Prof. Dr. André Campos Mesquita – Orientador, Instituição: Universidade São Paulo/Brasil; Prof. Dr. Márcio Edu da Silva Undolo, Instituição: Universidade Lueji A´Nkonde/Angola; Prof. Dr. João Muteteca Nauege, Instituição: Universidade Lueji A´Nkonde/Angola
|
|