Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. João Uarinhenga

João Uarinhenga

O sistema da administração da educação em Angola: uma análise do ensino primário e secundário no município do Lubalo Província da Lunda-Norte 2005-2019

 

Título
O sistema da administração da educação em Angola: uma análise do ensino primário e secundário no município do Lubalo Província da Lunda-Norte 2005-2019
Autor
 João Uarinhenga
E-mail
Orientador
 Rosenilton Silva de Oliveira
Resumo
Esta pesquisa visa investigar o Sistema da Administração da Educação em Angola. O referido estudo sustenta-se em documentos oficiais, revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa-acção. Procurando compreender como é articulado o Sistema da Administração da Educação em Angola, especialmente no ensino primário, I e II ciclo do ensino secundário no município do Lubalo a partir de 2005 até 2019. Partindo deste pressuposto e tendo como objectivos e princípios fundamentais, o actual modelo de organização da Administração Pública Angolana que é estruturada com base nos pressupostos da simplificação administrativa, da aproximação dos serviços às populações e da desconcentração e descentralização dos actos administrativos, sendo indicador na aplicação eficaz das escolas do Ensino Primário, I e II Ciclo do Ensino Secundário que pode resolver alguns problemas imediatos, (n.º1, do artigo 199.º da CRA, 2010, p. 77). Na categoria de documentos permitiu-se analisar as legislações de cada período abordado no estudo com vista a situar os ideais políticos formalmente vigentes nessas realidades. A análise da administração da educação e as políticas públicas que a sustentam precisa considerar o ambiente político e o quadro legislativo em que ela se insere, que permita descrever o processo da organização do sistema educativo angolano, no período anterior e depois da independência, analisar o sistema da administração da educação e ensino na prática no município do Lubalo. a política de administração da educação que actua na sua acção em dar respostas aos ideais que sustentam a mundialização da educação, isto concorre para a homogeneização da concepção de políticas nacionais e locais. Esta perspectiva reduz o foco da abordagem que se espera, com as questões concretas da realidade local, visando a superação destes obstáculos históricos e a efectivação das políticas educacionais.
Palavra-chave
Política Educacional; Administração Escolar; Ensino em Angola; Políticas Públicas.
 
Unidade Orgânica
Escola Pedagógica da Lunda Norte
Área de Conhecimento
Educação
Mestrado em:
Educação
Data da defesa
 
Data da Publicação
 
ABSTRACT
This research aims to investigate the Education Administration System in Angola. This study is supported by official documents, bibliographic review, document analysis and action research. Seeking to understand how the Education Administration System in Angola is articulated, especially in primary education, 1st and 2nd cycle of secondary education in the municipality of Lubalo from 2005 to 2019. Based on this assumption and having as main objectives and principles, the current organization model of the Angolan Public Administration that is structured based on the assumptions of administrative simplification, of the approximation of services to the populations and of the deconcentration and decentralization of administrative acts, being an indicator in the effective application of Primary Schools, I and II Education Cycle Secondary that can solve some immediate problems, (no. 1, article 199 of the CRA, 2010, p. 77). In the category of documents, it was allowed to analyze the legislation of each period covered in the study in order to situate the political ideals formally in force in these realities. The analysis of the administration of education and the public policies that support it needs to consider the political environment and the legislative framework in which it is inserted, which allows to describe the process of organizing the Angolan education system, in the period before and after independence, to analyze the system of administration of education and teaching in practice in the municipality of Lubalo. the policy of educational administration that acts in its action to respond to the ideals that support the globalization of education, this contributes to the homogenization of the conception of national and local policies. This perspective reduces the focus of the expected approach, with the concrete issues of the local reality, aiming at overcoming these historical obstacles and the implementation of educational policies.
Keywords
Educational Policy; School Administration; Teaching in Angola; Public policy.
 
 
Documento - Visualiza / Download do arquivo
Dissertação de mestrado
Idioma
Português
Membros do júri
Professor Doutor CARLOS PEDRO CLÁVER YOBA – Professor Catedrático da Universidade Lueji A'Nkonde – Presidente; Professor Doutor ROSENILTON SILVA DE OLIVEIRA – Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – Orientador; Professor Doutor ROBERTO DA SILVA – Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – Membro;  Professor Doutor ALFREDO GABRIEL BUZA – professor Catedrático do Instituto Superior de Ciências da Educação, Luanda – Membro; Professor Doutor BRAVO ALEXANDRE DIAS – Docente da Universidade Jean Piaget Angola – Membro; Mestre CARLOS DOMINGOS TRINTA – Docente da Escola Pedagógica do Dundo da Universidade Lueji ANkonde – Secretário.
 
 

 

Data da última atualização: 11/05/2022
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.