Título
O processo de ensino-aprendizagem da cadeira de IEL: um contributo para melhorar o rendimento académico dos estudantes do 1º ano do curso de LP da EP
Autor
Martins Nvuenda Baveca
E-mail
Orientador
Domingos Gabriel Ndele Nzau
|
Resumo
O presente trabalho tem como tema “O Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) da Cadeira de IEL: Um Contributo para Melhorar o Rendimento Académico dos Estudantes do 1º ano do Curso de LP da EPD”, tendo a seguinte pergunta de partida: que factores influenciam o nível do rendimento académico dos estudantes do 1º ano do curso de LP (LP) da Escola Pedagógica do Dundo (EPD) na cadeira de IEL (IEL)? Diante do problema anunciado, definiu-se como objectivo geral “Fundamentar sobre os factores que influenciam o nível do rendimento académico dos estudantes do 1º ano do curso de LP da EPD na cadeira de IEL”. Para se alcançar o objectivo traçado, recorreu-se a métodos e técnicas diversificados, porém com destaque à revisão documental, à comparação e à análise-síntese, ao passo que a observação, na sua modalidade sistemática, e o questionário funcionam, respectivamente, como as principais técnicas de colecta de dados, apoiados em métodos de nível matemático-estatístico, tais como a análise percentual. A partir dos dados colectados, obteve-se resultados que respondem a hipótese inicial, ou seja, o baixo nível do rendimento académico dos estudantes, entre os quais: a falta de bases para o curso que frequentam, o elevado número de faltas, a falta de orientação profissional, a falta de dedicação pessoal, o atraso escolar e a complexidade dos conteúdos. Pelo que se torna necessário apostar na aprendizagem por descoberta, por ser significativa, para que o estudante, por si só, chegue ao conhecimento.
Palavra-chave
IEL. Ensino-aprendizagem. Rendimento académico. O nível do rendimento académico.
|
|
Unidade Orgânica
Escola Pedagógica da Lunda Norte
Área de Conhecimento
Educação
Mestrado em:
Educação
Data da defesa
2021
Data da Publicação
07/03/2021
|
ABSTRACT
The present work of the theme “The Teaching-Learning Process (PEA) of the Chair of IEL: A Contribution to Improve the Academic Performance of Students in the 1st year of the EPD LP Course”, with the following starting question: what factors influence the level of academic performance of students in the 1st year of the LP (LP) course at Escola Pedagógica do Dundo (EPD) in the IEL chair (IEL)? In view of the announced problem, the general objective was defined “To provide information about the factors that influence the level of academic performance of students in the 1st year of the EPD LP course in the IEL chair”. To achieve the objective set, diverse methods and techniques were used, but with emphasis on document review, comparison, synthesis analysis and induction, while observation, in its systematic modality, and the questionnaire work, respectively, as the main data collection techniques, supported by mathematical-statistical methods, such as percentage analysis. From the collected data, results were obtained that answer the initial hypothesis, that is, the low level of academic performance of students, among which: the lack of bases for the course they attend, the high number of absences, the lack professional guidance, lack of personal dedication, school delay and complexity of content. Therefore it is necessary to bet on learning by discovery, as it is significant, so that the student, by himself, reaches knowledge.
Keywords
Introduction to Languistic Studies. Teaching-learning. Academic performance. The level of academic performance.
|
|
Documento - Visualiza / Download do arquivo
Idioma
Português
|
Membros do júri
Prof. Dr. Carlos Pedro Cláver Yoba, Instituição: Universidade Lueji A'Nkonde; Prof. Dr. Domingos Gabriel Ndele Nzau – Orientador, Instituição: Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED); Prof. Dr. Márcio Edu da Silva Undolo, Instituição: Universidade Lueji A´Nkonde; Prof. Dr. André Campos Mesquita, Instituição: Universidade São Paulo/Brasil; Prof. Doutor Fábio Aparecido Moreira (FEUSP), Instituição: Universidade São Paulo.
|
|