Título
Percepções sobre o papel das agências internacionais na educação em Angola, em particular no município de Tchitato Dundo
Autor
Jorge Muiamba
E-mail
Orientador
Paulo Sérgio Garcia
|
Resumo
Os estudos, em geral, sobre as agências internacionais, em vários países, têm mostrado posições favoráveis e desfavoráveis quanto ao trabalho que elas vêm realizando, focado, entre outras questões, na ajuda humanitária. Tais discussões também estão presentes no cenário da educação. Este estudo analisa as percepções de diferentes actores sobre o papel das agências internacionais na educação, com o foco na formulação das políticas educacionais e na melhoria da qualidade educativa na República de Angola, em particular no município de Tchitato. Para atingir este objetivo, foram utilizadas as indicações da abordagem qualitativa de pesquisa. A fundamentação teórica do estudo trouxe pesquisas abrangentes e recentes (SEITENFUS, 1997; LUCAS LUCIANO, 2019; MPINDA SIMÃO, 2017; HERZ; HOFFMANN, 2004; NETO, 2007; BAUMANN; MUSSI, 2006; AIRES, 2007, AIRES, 2007; SATO, 2003; OLIVEIRA; GUIMARÃES, 2017, FRIGOTTO; CIAVATTA, 2003; VIEIRA et al, 2018, entre outros) para a contextualização do fenômeno estudado. Os resultados revelaram que os participantes percebem as agências internacionais como instituições que contribuem para a formulação das políticas educacionais e auxiliam na melhoria da qualidade do sistema, pois elas têm potencial para tal, dispõem de conhecimentos e seus relatórios possibilitam monitorarizar os seus projectos e acções, o que de facto torna-se relevante no contexto da República de Angola. Todavia, os dados indicaram também que as contribuições desses organismos não devem interferir nas concepções de educação que são estabelecidas pelas leis do país. De facto, qualquer tipo de auxílio, no campo educacional, não pode estar ligado à imposição de políticas que enquadrem a educação às premissas da economia, do mundo empresarial, pois a educação é um direito inalienável da criança. Os dados mostraram também que o papel das agências tem sido por muitos, directores e profissionais da educação, ainda desconhecido. Esses são indicativos importantes para as autoridades públicas, sendo preciso tornar mais visível tais organismos, seus projectos, objectivos e suas acções no país. Acredita-se que esses dados sejam significativos para as autoridades educacionais, pois podem ser utilizados para fomentar discussões no contexto de formação de directores escolares e de professores.
Palavra-chave
Agências Internacionais. Educação. Papel. Percepções. Tchitato
|
|
Unidade Orgânica
Escola Pedagógica da Lunda Norte
Área de Conhecimento
Educação
Mestrado em:
Educação
Data da defesa
2020
Data da Publicação
17/05/2023
|
ABSTRACT
Studies in general on international agencies in several countries have shown favorable and unfavorable positions regarding the work they have been doing, focusing, among other issues, on humanitarian aid. Such discussions are also present in the education scenario. This study analyzes the perceptions of different actors about the role of international agencies in education, with a focus on the formulation of educational policies and the improvement of educational quality in the Republic of Angola, in particular in the municipality of Tchitato. To achieve this objective, indications from the qualitative research approach were used. The theoretical foundation of the study brought comprehensive and recent research (SEITENFUS, 1997; LUCAS LUCIANO, 2019; MPINDA SIMÃO, 2017; HERZ; HOFFMANN, 2004; NETO, 2007; BAUMANN; MUSSI, 2006; AIRES, 2007, AIRES, 2007; SATO, 2003; OLIVEIRA; GUIMARÃES, 2017, FRIGOTTO; CIAVATTA, 2003; VIEIRA et al, 2018, among others) for the contextualization of the studied phenomenon. The results revealed that the participants perceive international agencies as institutions that contribute to the formulation of educational policies and help to improve the quality of the system, as they have the potential to do so, they have knowledge and their reports make it possible to monitor their projects and actions, which in fact becomes relevant in the context of the Republic of Angola. However, the data also indicated that the contributions of these agencies must not interfere with the conceptions of education that are established under the country's laws. In fact, any type of aid, in the educational field, cannot be linked to the imposition of policies that frame education to the premises of the economy, of the business world, as education is an inalienable right of the child. The data also showed that the agencies’ role has been, for many, principals, and education professionals, still unknown. These are important indicators for public authorities, and it is necessary to make these agencies, their projects, objectives, and actions in the country more visible. These data are believed to be significant for educational authorities, as they can be used to foster discussions in the context of the school principals and teachers’ education.
Keywords
International Agencies. Education. Role. Perceptions. Tchitato.
|
|
Documento - Visualiza / Download do arquivo
Idioma
Português
|
Membros do júri
PROFESSOR DOUTOR CARLOS PEDRO CLÁVER YOBA. Professor catedrático da ULAN – Presidente; PROFESSOR DOUTOR PAULO SERGIO GARCIA, Professor Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Orientador; PROFESSOR DOUTOR NONATO MIRANDA, Professor Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Membro; PROFESSOR DOUTOR NARCISO DAMÁSIO DOS SANTOS BENEDITO, Professor da Faculdade de Ciências sociais da Universidade Agostinho Neto; PROFESSOR DOUTOR ALBANO AGOSTINHO EDUARDO, Docente Colaborador na Escola Pedagogica do Dundo-ULAN.
|
|