Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. SONA ELEVADO A PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE

SONA ELEVADO A PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE

  2023-08-01       destaque     ULAN

Os Sona, desenhos e figuras geométricas na areia” estão oficialmente inscritos como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o anúncio oficial foi feito pela agência da UNESCO, no dia 05 de Dezembro de 2023, na Cidade de Kasane, Botsuana, na 18ª Reunião do Comité Intergovernamental para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Fizeram-se presente na cerimónia uma delegação do Ministério da Cultura angolano e o Coordenador Científico e Gestor do Projecto, Jorge Veloso, Professor da Universidade Lueji A’Nkonde (ULAN).

O projecto foi apresentado por Angola em Abril de 2023 e aceite pela UNESCO no mês de Julho de 2023.

O Sona é hoje, elevado ao primeiro Património Cultural Imaterial da Humanidade, registado por Angola e considerado o segundo internacional, no domínio da matemática sendo que o primeiro foi inscrito pela China.

Sona é conjunto de formas geométricas que as populações, fundamentalmente da zona do leste de Angola, fazem recurso para as suas comunicações no âmbito cultural e social. No campo da matemática, ajuda os alunos a realizar cálculos a todos os níveis. No processo de aprendizagem são jogos matemáticos que utilizam na região para transmitir conhecimentos e experiência.

Sona (plural de lusona), termo que serve para designar à escrita em geral (letras, figuras e desenhos), são a combinação de pontos e traços feitos na areia. Trata-se de uma cultura dos Cokwe e de povos relacionados como os Luchazi e Ngangela, que vivem no leste de Angola e em zonas vizinhas, na Zâmbia e na República Democrática do Congo. Os sona são uma forma de manifestação cultural com grande valor para a Matemática.

O grande feito é fruto de muito trabalho coordenado de várias instituições, nomeadamente: Instituto Nacional do Património Cultural (MINCULT); Museu Regional do Dundo (MINCULT); Universidade Lueji A’Nkonde (MESCTI); Governo Provincial da Lunda-Norte; Governo Provincial da Lunda-Sul; Governo Provincial do Moxico; Autoridades Tradicionais; Embaixada de Angola na UNESCO; Especialistas (em Matemática, Etnomatemática, Educação Matemática, entre outras áreas) nacionais e estrangeiros e respectivas instituições de proveniência.

MINCULT: Ministério da Cultura e Turismo;

MESCTI: Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Partilhar

Data da última atualização: 2023-08-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.