No âmbito de preenchimento de vagas disponibilizadas em 2024, para as carreiras de docência e de Investigadores, realizou-se, na passada sexta-feira, 28 de Março, no Auditório da EPD, a tomada de posse do pessoal admitido ao concurso público do ano passado.
Presidiu O acto, a mais alta figura da ULAN, Magnífico Reitor, Ph.D. Alfredo Armando Manuel, ladeado pelos respectivos Vice-reitores. Igualmente, presenciaram o mesmo evento o Decano da Faculdade de Economia, Director Geral da Escola Pedagógica do Dundo, representante da Faculdade de Direito, Directores e Chefes de Departamento dos Serviços Centrais da Reitoria, bem como Docentes e Trabalhadores não-docentes da universidade. Destacar a presença do representante da IGAE e do público em geral.

É de salientar que o referido evento simboliza o cumprimento dos dispositivos legais, nos termos do n.°1 do artigo 11.° do Decreto n.° 25/91, de 29 de Junho, que considera a posse como sendo um acto público, pessoal e solene, no qual, o nomeado manifesta a vontade de aceitar funções, as quais foi designado (...), conjugado com a alínea w) do n.°2 do artigo 10° do Decreto Presidencial n.°275/21 de 25 de Novembro que, por sinal, atribui poderes ao Magnífico Reitor da Universidade Lueji A'nkonde, de conferir posse aos titulares de gestão das Unidades Orgânicas.
Por se tratar de um acto solene e colectivo, o termo de posse foi igualmente colectivo, conferido a 17 cidadãos nacionais, distribuídos nas três UOs com sede no Dundo, no seguinte formato:
1. Escola Pedagógica do Dundo
Dez vagas preenchidas, sendo que 1 Auxiliar de Investigação, 1 Assistente de Investigação e os 8 estão distribuídos nas categorias de Docência, respectivamente, Assistente e Assistente Estagiário.
2. Faculdade de Direito
Para esta UO, a distribuição foi da seguinte maneira: 3 vagas preenchidas na categoria de Assistente Estagiário.
3. Faculdade de Economia
Já para esta Faculdade, coube o preenchimento de 4 vagas, sendo que: 3 vagas para a categoria de Assistente Estagiário, docência e 1 para Estagiário de Investigação.

No final da cerimónia, o Magnífico Reitor tomou a oportunidade, para tecer breves considerações aos novos enquadrados na ULAN, que apelou à boa conduta, exercendo a prática das tarefas que aceitam na ética e deontologia profissionais, porque esses quadro recentemente admitidos estão ainda no período de avaliação, que pode culminar em aceitação ou não para a função pública, dependendo da sua conduta. Contudo, a universidade é grande e precisa de mais docentes e investigadores, por isso mesmo, "vocês devem exercer as vossas funções com muita dedicação e zelo", disse aquela figura mais alta da ULAN.
Bem-haja à ULAN
Gabinete de Comunicação Institucional da ULAN, Março 2025